Serviços Educacionais

Bem-vindo ao programa Despertando Saberes!

Despertando Saberes é um programa educacional amplo que tem como objetivo melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica. Para tanto, o programa desenvolve ações que visam burilar a formação pedagógica e de gestão de docentes e gestores escolares; viabilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para estudantes e professores; aperfeiçoar o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, tanto por meio do monitoramento individual e coletivo, quanto da atenção especializada.

Eixos e ações do programa

1. Reforço Escolar
 
Diante do cenário de Pandemia por COVID-19, os professores foram levados a reorganizar suas ações pedagógicas, adotando ferramentas tecnológicas de interação e exposição dos conteúdos curriculares, pois se viram desafiados a encontrar novas metodologias, a fim de garantir a continuidade do processo ensino e aprendizagem de seus alunos.

Nesse sentido, temos como objetivo ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidades de reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conhecimentos, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

2. Formação de Professores
 
Como parte indissociável desse programa, apresentamos a Formação de Professores com o objetivo de desenvolver um espaço de reflexão e discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem, adequado às necessidades e especificidades de alunos e professores, sob a ótica de que todos são capazes de aprender. Centrando nossos esforços em três aspectos da formação do profissional (NÓVOA, 1992; PIMENTA, 1997):

a) Pessoal – Articulando os processos de autoformação e experiência;
b) Profissional – Articulando e mobilizando saberes diversos, constituídos ao longo da sua vida pessoal e profissional;
c) Organizacional – Percebendo a escola como espaço formativo, associando as práticas docentes aos contextos reais.

3. Gestão Escolar
 
Nas últimas décadas, o campo educacional sofreu inúmeras mudanças, oriundas da legislação, do sistema de financiamento educacional, perpassando o processo de gestão dos sistemas de ensino e a ampliação do acesso e permanência à escola.

Desse modo, o programa surge da necessidade de se constituir um processo formativo de gestores escolares, que abrangesse a concepção do direito à educação e da busca de sua qualidade social, com base nos pilares da gestão democrática e da emancipação humana, numa perspectiva da inclusão.

4. Avaliação da aprendizagem
 
Nos últimos anos a avaliação tem se tornado relevante quando se trata de qualidade da educação, seja em seu caráter somativo, formativo ou diagnóstico. Nesse sentido, temos como objetivo principal oportunizar as discussões acerca dos conceitos que envolvem o ato de avaliar, assim como criar estratégias que possam nortear os docentes em suas tomadas de decisão em relação a aprendizagem de seus estudantes, concomitantes as decisões pedagógicas a serem adotadas a partir de seus resultados (LUCKESI, 2011).

Nesse entendimento, disponibilizamos instrumentos e estratégias de avaliação da aprendizagem que favoreçam a compreensão real da aprendizagem dos estudantes a fim de propor intervenções pedagógicas a a partir dos resultados obtidos, assim como metodologias e experiências práticas de utilização desses dados para melhoria da aprendizagem.


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