Como parte indissociável desse programa, apresentamos a Formação de Professores com o objetivo de desenvolver um espaço de reflexão e discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem, adequado às necessidades e especificidades de alunos e professores, sob a ótica de que todos são capazes de aprender. Centrando nossos esforços em três aspectos da formação do profissional (NÓVOA, 1992; PIMENTA, 1997):
a) Pessoal – Articulando os processos de autoformação e experiência;
b) Profissional – Articulando e mobilizando saberes diversos, constituídos ao longo da sua vida pessoal e profissional;
c) Organizacional – Percebendo a escola como espaço formativo, associando as práticas docentes aos contextos reais.
3. Gestão Escolar
Nas últimas décadas, o campo educacional sofreu inúmeras mudanças, oriundas da legislação, do sistema de financiamento educacional, perpassando o processo de gestão dos sistemas de ensino e a ampliação do acesso e permanência à escola.
Desse modo, o programa surge da necessidade de se constituir um processo formativo de gestores escolares, que abrangesse a concepção do direito à educação e da busca de sua qualidade social, com base nos pilares da gestão democrática e da emancipação humana, numa perspectiva da inclusão.
4. Avaliação da aprendizagem
Nos últimos anos a avaliação tem se tornado relevante quando se trata de qualidade da educação, seja em seu caráter somativo, formativo ou diagnóstico. Nesse sentido, temos como objetivo principal oportunizar as discussões acerca dos conceitos que envolvem o ato de avaliar, assim como criar estratégias que possam nortear os docentes em suas tomadas de decisão em relação a aprendizagem de seus estudantes, concomitantes as decisões pedagógicas a serem adotadas a partir de seus resultados (LUCKESI, 2011).
Nesse entendimento, disponibilizamos instrumentos e estratégias de avaliação da aprendizagem que favoreçam a compreensão real da aprendizagem dos estudantes a fim de propor intervenções pedagógicas a a partir dos resultados obtidos, assim como metodologias e experiências práticas de utilização desses dados para melhoria da aprendizagem.